A reciclagem as vezes pode parecer algo opcional e que surte poucos efeitos. No entanto, esta é uma prática muito necessária.
Quando falamos sobre a reciclagem, nos referimos aos processos de reaproveitamento dos materiais. Eles se transformam em matéria-prima com o objetivo de ocupar as bases de produção, não sendo necessário retirar novos recursos da natureza.
Reciclar é um meio de tomar atitudes positivas que beneficiam o ambiente, porém, ignorar a reciclagem pode trazer consequências muito graves.
Para entender melhor, veja algumas curiosidades:
- Segundo o site Ajuda Brasil, o país produz aproximadamente 240 mil toneladas de lixo por dia;
- A quantidade de lixo produzida diariamente demora cerca de 400 anos para se decompor, fazendo que, com o passar do tempo a situação se torne insustentável;
- Os lençóis freáticos podem ser contaminados a depender de onde o lixo for depositado. Isso ocorre devido ao chorume, o líquido acumulado do lixo, que se infiltra pelo solo, contaminando as fontes de água;
- A reciclagem de 1 tonelada de plástico economiza 130 quilos de petróleo. Já a reciclagem de uma tonelada de papel, é capaz de salvar 40 árvores adultas da derrubada;
- Para fabricar uma tonelada de papel, utilizam-se 100 mil litros de água e 5 mil KW de energia elétrica; na reciclagem esses números caem para 2 mil e 2,5 mil respectivamente;
- A energia economizada com a reciclagem de uma só lata de alumínio é suficiente para manter ligada uma TV por 3 horas;
- Os brasileiros jogam no lixo cerca de R$ 4,6 bilhões por ano em produtos que poderiam ser reaproveitados e reciclados.
Sabendo dessas curiosidades, é mais simples entender que existem consequências que serão enfrentadas caso a reciclagem não seja uma prática diária na rotina das pessoas.
É interessante pensar que estamos em um planeta finito com recursos finitos. Reciclar é uma forma de garantir recursos e gerar menos resíduos.
Consequências graves da falta de reciclagem
Devido o consumo inconsciente e a falta da reciclagem e reutilização de produtos, o planeta terra está em deficit, ou seja, estamos consumindo mais do que à terra é capaz de produzir de recursos.
Para manter os hábitos atuais da população mundial, são necessários 1,75 planetas, ou seja, quase 2 planetas para conseguir manter o saldo positivo. O grande problema dessa conta é que temos apenas uma terra disponível e continuar nesse ritmo fará que em alguns anos, não tenhamos mais recursos.
Ao pensar em recursos vem a mente matérias-primas como petróleo, metais e outros. Devemos considerar que a água potável, também é um recurso de extrema importância e a produção desenfreada pode extingui-la.
A reciclagem é uma forma de diminuir os impactos causados pelo consumo desenfreado, visto que os recursos são transformados em matérias-primas e utilizados novamente, para a produção de novos produtos.
O impacto também é diminuído em relação aos danos causados no ambiente.
Quando o lixo é descartado de qualquer forma, ele pode ser prejudicial à fauna e a flora, além de contaminar o solo e a água, impedindo o plantio e o consumo no local.
A depender do tipo de contaminação, o local deverá ser isolado, pois o contato com ele pode ocasionar em doenças perigosas à população, podendo atingir o sistema nervoso, trazendo lesões irreversíveis e em casos extremos, levar a morte.
Os locais muito contaminados demandam anos para serem recuperados e muito investimento. Em alguns casos, nem assim é possível fazer a recuperação de forma que o local possa voltar a ser habitado.
Como fazer sua parte?
Para evitar esses impactos, a reciclagem e a reutilização de materiais são fundamentais.
A coleta seletiva direciona os materiais recicláveis para os lugares corretos, permitindo que eles se tornem matéria-prima para outros objetos e voltem a ser úteis no mercado.
A MG Recicla é um exemplo de empresa que realiza este trabalho e acompanha a destinação dos resíduos coletados. Todo o material pode ser recolhido na sua própria casa de forma gratuita, para facilitar o processo.
Quer saber mais? Conheça a lista de materiais recolhidos e solicite sua coleta!
- Papelão;
- Jornal;
- Revistas;
- Papel utilizado em fax;
- Papel cartão;
- Envelopes;
- Impressos em geral;
- Papel Ofício;
- Sucata de cobre;
- Fios encapados e desencapados de cobre, motores;
- máquinas, equipamentos e peças industriais, estruturas metálicas;
- Sucata metálica e sucata eletrônica;
- Computadores, monitores, baterias, televisão, impressoras, copiadoras, ar condicionado;
- Materiais elétricos, arquivos metálicos, bebedouros, ventiladores, freezers e geladeiras, entre outros.